PREENCHIMENTOS FACIAIS

cir1

Os preenchimentos faciais são substâncias flexíveis, que podem ser injetadas na pele para melhorar a aparência de pequenas linhas e rugas, aumentar os lábios, preencher bochechas cavadas, melhorar cicatrizes, levantar sulcos profundos e reparar várias imperfeições faciais. O resultado é uma aparência mais suave, mais jovem com o mínimo de tempo de recuperação e o máximo de segurança. Uma variedade de preenchimentos faciais incluindo o colágeno bovino, a própria gordura da pessoa e doadores de tecido têm expandido os tratamentos anti-envelhecimento. Homens e mulheres estão usando estas técnicas de rejuvenescimento mais do que nunca, já que as substâncias de preenchimento não envolvem uma cirurgia grande e possuem geralmente uma boa relação de custo x benefício.

Normalmente, as seguintes perguntas são feitas pelos(as) pacientes ao seu cirurgião plástico, por ocasião da consulta inicial:

O que os preenchimentos faciais podem fazer?

O processo de envelhecimento geralmente causa uma perda de volume no tecido gorduroso, já que as fibras de colágeno e elastina começam a se deteriorar. Isto ocorre, mais comumente, ao redor dos olhos, boca, bochechas, na linha da mandíbula, na área da sobrancelha e na ponta nasal. Estas mudanças relacionadas ao envelhecimento produzem os pés de galinha, as rugas labiais de expressão, os sulcos e pregas na testa. O preenchimento facial tem uma habilidade única de preencher e contornar a face envelhecida, permitindo que o profissional esculpa e restaure a vitalidade da aparência de seu cliente.

Como o preenchimento facial funciona?

Uma substância preenchedora é injetada abaixo da superfície da pele. Ela minimiza a linha ou ruga através da elevação e do alisamento da depressão da pele. O preenchimento também pode ser feito nos lábios para criar uma aparência mais jovem, ou nos sulcos das bochechas para reduzir uma aparência esquelética. Cicatrizes faciais por causa da acne ou ferimentos também respondem bem às técnicas de preenchimento.

Quais são os tipos de preechimento?

Em suma, os preeenchedores podem ser temporaries e semi-permanentes. Os temporarios têm durabilidade entre 9 meses a 2 anos e os mais comuns são: Colágeno, Ácido Hialurônico, Hidroxiapatita de Calcio e Ácido Polilático. Sua indicação vai depender da área a ser preenchida e do grau de profundidade a ser aplicado.  Os semi-permanentes tem durabilidade bastante prolongada, praticamente definitivo e o mais comum é o PMMA. Geralmente é usado para rugas mais profundas, cicatrizes ou depressões.  Seu uso para finalidades estéticas mais superficiais tem sido cada vez mais discutido pelo risco de complicações tardias.

Quanto tempo dura?

É importante saber que preenchimentos dérmicos não são permanentes. A quantidade de tempo que o procedimento dura depende do tipo de preenchimento usado, das áreas tratadas e da habilidade da pele do paciente ao receber as substâncias injetadas. Mesmo a categoria semi-permanente, eventualmente, exige  retratamento. A forma como o rosto envelhece e absorve o preenchimento determinará o tempo de se submeter a um novo procedimento. Se você decidir por não se submeter a um novo tratamento, sua aparência retornará à condição original. Rugas e cicatrizes voltarão e os lábios perderão volume. Os resultados são geralmente duradouros com tratamentos de manutenção e retoques requeridos após 6 a 12 meses. Ocasionalmente, tratamentos para retoque podem ser necessários mais cedo.

Como e onde é feita a aplicação? É feita alguma anestesia?

O processo de preenchimento é relativamente simples e pode ser feito no consultório. Antes de começar o tratamento e, dependendo da substância de preenchimento escolhida. O seu rosto será limpo antes do procedimento e uma anestesia tópica poderá ser aplicada nas áreas de tratamento. Uma agulha bem pequena é usada para injetar a substância de preenchimento diretamente na ruga. Você poderá sentir uma sensação de ardor ou queimadura quando a substância estiver sendo injetada. Uma série de sessões de tratamento pode ser necessária para preencher e suavizar as linhas e rugas ou para elevar uma cicatriz profunda até o nível da pele em volta. Imediatamente após o procedimento pode existir um inchaço, vermelhidão ou hematoma temporário no local das injeções. Estes sintomas normalmente diminuem e desaparecem rapidamente. Maquiagem pode ser aplicada imediatamente após o tratamento.

COMO É A RECUPARAÇÃO? QUAIS OS CUIDADOS APÓS A APLICAÇÃO?

Logo após procedimento, pode-se observar alguma vermelhidão, inchaço secundário, equimoses, ou dores ou dormência leves nos locais da injeção. No entanto, esses e outros sintomas são geralmente secundários e devem desaparecer em poucos dias após o procedimento. Orienta-se colocar compressas geladas nas áreas tratadas e evitar atividadeas físicas por 48 horas. Deve-se evitar exposição solar por 1 semana ou até que equimoses desapareçam. É possível retomar as atividades laborais logo após o procedimento.

Existe algum possível risco?

Todos os procedimentos médicos carregam alguns riscos. Entretanto, os preenchimentos faciais são geralmente considerados um procedimento seguro e efetivo. Além de uma reação alérgica à substância injetada, os efeitos colaterais são poucos e tipicamente relacionados ao local da injeção.

Quais são as outras opções de tratamento?

Dependendo do grau de envelhecimento da pele ou da gravidade da formação das rugas, o preenchimento por si só pode não ser suficiente para se obter um bom resultado, cabendo ao profissional médico avaliar e saber indicar outras formas terapêuticas, como os peelings, a toxina botulínica e até a cirurgia de rejuvenescimento.

Voltar
custom term paper writing service