CIRURGIA ÍNTIMA – NINFOPLASTIA

cir1

Muitas mulheres sentem-se incomodadas com a aparência de sua genitália, devido a apresentarem pequenos lábios vaginais aumentados de tamanho e assimétricos. Essas alterações da normalidade, bem mais freqüentes do que se imagina, em geral acarretam traumas psicológicos, constrangimentos e, muitas vezes, até mesmo desconforto e dor durante o ato sexual, prejudicando o relacionamento afetivo com seu parceiro. A ninfoplastia é a cirurgia para correção dos pequenos lábios, geralmente objetivando reduzir o excesso de mucosa dos mesmos proporcionando um aspecto mais hamonioso com o contorno da genitália feminina.

Normalmente, as seguintes perguntas são feitas pelos(as) pacientes ao seu cirurgião plástico, por ocasião da consulta inicial:

A CIRURGIA ÍNTIMA DEIXA CICATRIZES?

As técnicas mais modernas de ninfoplastia deixam cicatrizes praticamente invisíveis, localizando-se na base dos pequenos lábios, deixando-os livres de cicatrizes externas e com aparência bem natural.

QUANTO TEMPO DEMORA O ATO ClRÚRGICO?

Geralmente em torno de 30 minutos. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. Seu médico poderá lhe informar quanto ao tempo total.

QUAL O TIPO DE ANESTESIA?

Geralmente é realizado com peridural ou raqui. Pode também ser realizada sem problemas com sedação e anestesia local, a critério do anestesiologista.

ONDE A CIRURGIA É REALIZADA?

O procedimento deve ser realizado em local seguro e confortável para o médico e o paciente, em centro cirúrgico autorizado pela Vigilância Sanitária, de preferência um hospital, com equipamentos e equipe treinada para qualquer intercorrência.

QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO?

A alta hospitalar ocorre no mesmo dia, poucas horas após o término do ato operatório.

HÁ DOR NO PÓS-OPERATÓRIO?

Geralmente não. Se houver algum desconforto, é tranquilamente controlado com medicações analgésicas de uso corriqueiro.

COMO É O CURATIVO?

O curativo propriamente dito só realizamos logo após o término da cirurgia. Após a alta, só indicamos higiene rigorosa com sabonete específico e uso de pomade protetora.

É PRECISO RETIRAR PONTOS?

Os pontos são realizados sempre com fios absorvíveis que não precisam ser retirados.

COMO É A EVOLUÇÃO PÓS-OPERATÓRIA? E AS RESTRIÇÕES?

É natural a região operada ficar um pouco edemaciada, que regride em torno de 15 dias. A volta ao trabalho geralmente se dá em torno de 3 dias. A principal restrição no pós operatório é evitar relações sexuais por cerca de 30 dias. Exercícios físicos podem ser retomados em cerca de 21 dias. Também não oferece nenhum problema quanto a futuros partos.

HÁ PERDA DE SENSIBILIDADE APÓS A CIRURGIA?

Geralmente não. Pode ocorrer alguma alteração transitória na sensibilidade dos pequenos lábios, que retorna em poucas semanas, porém não há nenhuma alteração na sensibilidade do clitóris, visto que o mesmo não é manipulado durante a cirurgia.

EXISTEM OUTROS PROCEDIMENTOS COMPLEMENTARES PARA ESSA REGIÃO?

Existem alguns outros procedimentos para melhoria da harmonia da região íntima a depender de cada caso. Por exemplo uma outra cirurgia íntima bastante comum é a lipoaspiração da região púbica (Monte de Vênus), indicada para harmonizar a aparência púbica de vaginas muito volumosas.

QUANDO OBTEREI O RESULTADO DEFINITIVO?

Após 1 mês observa-se um resultado muito perto do definitivo, quando o edema e equimoses estão praticamente resolvidos. Entretanto só podemos definir como definitive o period após 6 meses, em que a cicatrização já está consolidada.

Voltar
term paper writing service reviews