BOTOX® – TOXINA BOTULÍNICA TIPO A

cir1
Com mais de 4 milhões de procedimentos realizados em 2006, o Botox® Cosmético é o procedimento cosmético mais popular e minimamente invasivo realizado. Usado para tratar as linhas e rugas faciais, como as linhas da testa, linhas de expressão, pés de galinha e as linhas ao redor do pescoço, o Botox® Cosmético é o nome registrado do produto para a toxina botulínica, Tipo A. A toxina botulínica é produzida por uma bactéria conhecida como “clostridium botulinum”, que, em pequenas doses, pode ser utilizada com segurança para reduzir o aparecimento de rugas e linhas faciais. Além disso, a toxina botulínica mostrou ser um método eficaz para o tratamento de outras condições, como enxaquecas, sudorese excessiva e espasmos musculares, entre outras. Com um curto período de inatividade e resultados quase imediatos, o Botox ® Cosmético pode ajudá-la a restituir uma aparência mais suave e mais jovem ao rosto.

Normalmente, as seguintes perguntas são feitas pelos(as) pacientes ao seu cirurgião plástico, por ocasião da consulta inicial:

É indicado para todo tipo de ruga?

A toxina botulínica medicamento bloqueia a ação muscular local que causa a ruga, deixando a pele com aspecto mais jovial. Atua principlamente nas chamadas rugas dinâmicas, aquelas que se formam com as expresses faciais. Já as rugas estáticas, que estão sempre presentes independente da expressão faical, são formadas com o tempo, e podem até ser atenuadas pela ac’ão da toxina, entretanto não somem completamente.

Como é feita a aplicação?

Antes de seu procedimento, a área do tratamento será cuidadosamente limpa, com uma solução anti-séptica. O medico, então, solicitará que seus músculos faciais sejam contraídos na área de tratamento desejada a fim de determinar os locais precisos das rugas. Usando uma agulha ultrafina, o médico injetará pequenas quantidades de Botox® Cosmético nos músculos faciais ao longo das áreas de tratamento.

É utilizada alguma anestesia?

Como geralmente o procedimento não é muito doloroso, nenhum anestésico é administrado. No máximo, soluções anestésicas tópicas para pacientes muito sensíveis.

É demorado? É realizada no consultório?

Em geral, todo o procedimento demora aproximadamente de dez a quinze minutos, mas pode variar dependendo do número de áreas de tratamento desejadas. É geralmente realizado no próprio consultório.

Como é a recuperação?

Logo após procedimento, pode-se observar alguma vermelhidão, inchaço secundário, equimoses, ou dormência nos locais da injeção. Caso injeções na região da testa tenham sido administradas, é possível sentir também dor de cabeça após o tratamento. No entanto, esses e outros sintomas são geralmente secundários e devem desaparecer em poucos dias após o procedimento.

Quais os cuidados após a aplicação?

Via de regra, é possível retomar as atividades laborais normais imediatamente após o procedimento. Recomenda-se, entretanto, evitar bebidas alcoólicas e atividades físicas no dia de sua realização e ainda deitar ou abaixar a cabeça por pelo menos 4 horas pós a aplicação.

Quando começarei a ver o resultado? Quanto tempo dura o efeito?

Muito provavelmente os resultados começarão a ser percebidos em cerca de 2 a 3 dias após o procedimento. Como os músculos na área do tratamento não conseguem contrair, o aparecimento de rugas e linhas faciais diminuirá. A ação é intensificada até cerca de 15 a 20 dias. Os resultados de um procedimento único geralmente duram cerca de quarto a seis meses; após esse período é possível receber injeções subsequentes a fim de manter os resultados desejados.

Existe algum risco?

Alguns riscos associados ao procedimento devem ser expostos. Se muita toxina for injetada, por exemplo, ou se for injetada na área errada da face, a pessoa pode acabar com a musculatura da pálpebra caída (ptose palpebral). Essa complicação pode durar semanas e existem métodos de tratamento disponíveis ao profissional que realizou o procedimento. Outros efeitos colaterais às injeções são: dor de cabeça, infecção respiratória, síndrome da gripe e náusea. Outras reações adversas menos comuns incluem: dor na face, vermelhidão no local da injeção e fraqueza muscular. Essas reações geralmente são temporárias, mas podem durar por meses.

Voltar
buy term papers essays