OrientaA�A�es gerais

nutricionistaA saA?de A� caracterizada, pela OrganizaA�A?o Mundial da SaA?de (OMS), pelo bem estar fA�sico, psA�quico e social. Estar com saA?de A� uma definiA�A?o complexa que envolve o momento de vida e atA� o estado de espA�rito.

VA?rios aspectos devem estar em equilA�brio para que o corpo esteja saudA?vel. Problemas familiares ou financeiros, estresse e vA�cios sA?o extremamente prejudiciais, mesmo nA?o causando necessariamente danos fA�sicos.

De uma forma geral, alguns cuidados sA?o importantes para que o corpo funcione da melhor forma possA�vel. As principais dicas sA?o:

1- AlimentaA�A?o a�� Falar em alimentaA�A?o balanceada A� fA?cil, mas na prA?tica seguir uma alimentaA�A?o rigorosa A� extremamente difA�cil para a grande maioria das pessoas. As recomendaA�A�es mais importantes sA?o:

a.A�A�A� FrequA?ncia: fracionar melhor a alimentaA�A?o, fazendo de 5 a 6 refeiA�A�es diA?rias, intervaladas a cada 3 horas;
b.A�A�A� Quantidade: vai depender do metabolismo de cada um. O cA?lculo deve ser personalizado, e feito com profissionais especializados. Deve-se levar em consideraA�A?o os gastos calA?ricos com exercA�cios fA�sicos;
c.A�A�A� Qualidade: vA?rios alimentos sA?o prejudiciais A� saA?de. Alimentos que contA�m muito sal e gordura animal sA?o exemplos dos mais nocivos A� saA?de. Dietas a�?milagrosasa�? devem ser evitadas, pois acarretam grandes desequilA�brios, e nA?o sA?o sustentA?veis;
d.A�A�A� LA�quidos: beba bastante lA�quido. O corpo A� composto de 60% de A?gua. A todo o momento substA?ncias malA�ficas (chamadas de radicais livres) decorrentes do metabolismo corporal sA?o produzidas e eliminadas pela urina. Ao ingerir bastante A?gua, por exemplo, o indivA�duo facilita a troca do lA�quido prejudicial pelo novo lA�quido limpo.

2- HA?bitos de vida a�� O corre-corre do dia a dia e o estresse excessivo do trabalho e afazeres familiares acarretam, em longo prazo, em doenA�as como hipertensA?o, ansiedade e obesidade.
a.A�A�A� Procure ter tempo para um relaxamento diA?rio A� uma boa forma de amenizar as tensA�es e colocar o corpo para a�?esfriara�?;
b.A�A�A� Tenha uma boa harmonia em seu ambiente familiar. Organize as atividades de forma a compartilhar com todos a responsabilidade de administraA�A?o do lar, delegando tarefas mais simples a outros que tenham condiA�A�es de fazA?-las, evitando concentrar ou se sobrecarregar

3- VA�cios a�� Os maiores inimigos de uma boa saA?de sA?o o fumo e o A?lcool excessivo. O tabagismo aumenta a incidA?ncia de problemas cicatriciais e necrose (morte do tecido). O consumo de A?lcool, principalmente no pA?s operatA?rio, ocasiona retenA�A?o lA�quida e dA�ficits de metabolismo de medicaA�A�es. AlA�m disso, os vA�cios citados podem acarretar em doenA�as do coraA�A?o, vasos perifA�ricos, pulmA�es e fA�gado, que de forma silenciosa, e a longo prazo podem se tornar irreversA�veis e fatais.

4- ExercA�cios fA�sicos a�� Movimente-se. O ato de praticar exercA�cios fA�sicos, mesmo que de menor intensidade, eleva os nA�veis hormonais que ativam sensaA�A�es de maior prazer e satisfaA�A?o, alA�m de estimular uma maior circulaA�A?o sanguA�nea, eliminando impurezas produzidas pelo metabolismo de nosso organismo. A melhoria em longo prazo do condicionamento cardio-vascular e respiratA?rio obtido com os exercA�cios previne doenA�as como hipertensA?o, diabetes e obesidade.

5- Sono a�� o hA?bito de dormir faz o corpo descansar, regular e processar tudo o que foi vivenciado no seu dia. A� verdade que alguns precisam de 6 e outros de 8 horas de sono ao dia, mas A� importante que seja atingido o chamado sono profundo, o chamado sono REM (rapid eyes movement) para que todo esse processo benA�fico aconteA�a. Ou seja, mais importante que o tempo de sono A� a qualidade do mesmo.

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