AlimentaA�A?o PA?s-OperatA?ria

alemtaA�A?o 2Segundo a OrganizaA�A?o Mundial da SaA?deA�(OMS), alimentaA�A?o inadequada e estilo de vida sedentA?rio sA?o os dois fatores de risco que mais contribuemA�para o aumento da prevalA?ncia de sobrepeso e obesidade em todo o mundo.

A procura por aconselhamento nutricional tem aumentado muito nos A?ltimos anos, jA? que A� comprovado que uma boa alimentaA�A?o pode evitar uma sA�rie de doenA�as, alA�m de trazer inA?meros benefA�cios a nossa saA?de, e uma melhor qualidade de vida. A educaA�A?o nutricional pode promover o desenvolvimento da capacidade de compreender prA?ticas e comportamentos, os conhecimentos ou as aptidA�es resultantes desse processo contribuem para a integraA�A?o do indivA�duo com o meio social (Rodrigues & Boog, 2006).

A nutriA�A?o estA�tica A� um novo campo no cenA?rio da saA?de, voltado para a implementaA�A?o de um cuidado nutricional que, alA�m dos requisitos fundamentais da dietA�tica e da dietoterapia aplicados A� prevenA�A?o ou ao tratamento de doenA�as crA?nicas nA?o transmissA�veis, atenda tambA�m a a�?necessidades estA�ticasa�? dos pacientes. (Schneider, 2009).

Um planejamento alimentar adequado em nutrientes e com alimentos com procedA?ncias, pode trazer inA?meros benefA�cios, controle da composiA�A?o corporal ou peso, bem-estar, disposiA�A?o, longevidade, sono e atA� mesmo uma aceleraA�A?o no processo de recuperaA�A?o pA?s-cirA?rgico.

O que fazer:

  • Aumentar o consumo de alimentos ricos em A?mega 3: salmA?o, sardinha, atum, tilA?pia, cavalinha, azeite de oliva, nozes, sementes linhaA�a, gergelim e chia.A� SA?o gorduras poli-insaturadas (boas) que estimulam a vasodilataA�A?o e possuem efeitos anti-inflamatA?rios.A� (Zambom et al, 2004).
  • Aumento do consumo de alimentos ricos em licopeno que sA?o antioxidantes: tomates e seus produtos (purA? e pastas), mamA?o, melancia, pitanga, goiaba, beterraba. (Shami & Moreira, 2004).
  • Consumo de alimentos ricos em flavonA?ides que combatem o processo inflamatA?rio e agem de forma cicatrizante: cerejas, morangos, framboesas, amoras e aA�aA�.
  • A Vitamina KA�auxilia na coagulaA�A?o do sangue e na cicatrizaA�A?o (Dutra e Marchini, 2008). Exemplos: batata doce, inhame, macaxeira, feijA?o, lentilha, ervilha seca, grA?o de bico, couve, couve-flor, alface, espinafre, repolho, feijA?o, ervilhas, cenouras, melA?o, bananas, ameixa, coco, uva, passas.
  • Consumo de proteA�nas do soro de leite (Whey Protein) possuem componentes biolA?gicos importantes que possuem propriedades de defesa para o sistema imunolA?gico do corpo (Sgarbieri, 2004).
  • As frutas e vegetais contA?m muitos compostos com potencial atividade antioxidante:
      • Vitaminas C que sA?o encontradas nas frutas e nos sucos: laranja, morango, abacaxi, acerola, caju, limA?o, tangerina, goiaba, mamA?o papaia, graviola e verduras e legumes como pimentA?o, mexerica, agriA?o, brA?colis, couve-flor e tomate;
    • Vitaminas E que sA?o encontradas em: A?leos vegetais (girassol, palma milho, soja e oliva), nozes, sementes de girassol, germe de trigo e vegetais verdes folhosos como: alcachofra, rA?cula, aspargos, grA?os verdes, couve-flor, brA?colis, repolho verde, aipo, chuchu, pepino, chicA?ria, folhas verdes, alface, quiabo, cebola verde, ervilha, pimentA?o verde, espinafre, agriA?o, abobrinha, vagem (PELLEGRINI et al., 2007).
    • A A?gua A� a melhor fonte de hidrataA�A?o, pois ela tem a funA�A?o de manter o funcionamento adequado de nosso organismo.A�O Instituto de HidrataA�A?o e SaA?de destaca que a hidrataA�A?o nA?o se limita apenas a ingestA?o de A?gua, mas tambA�m a ingestA?o de alimentos e bebidas. Podemos citar inA?meros alimentos que sA?o ricos em A?gua: A?gua de coco, verduras, sucos naturais e frutas. Fischer (2010) desenvolveu uma fA?rmula interessante para necessidade de ingestA?o de A?gua por dia. FA?rmula: Peso corporal (Kg) x 0,033 = Quantos litros de A?gua deve beber. Por exemplo: se vocA? pesa 70 kg, sua ingestA?o de A?gua tem que ser de 2,31L de A?gua (70 kg X 0,033 = 2,31 L de A?gua).

O que evitar:

      • Evitar o consumo de gorduras saturadas e hidrogenadas como: sorvetes, biscoitos, bolachas, pipocas de micro-ondas, salgadinhos, hambA?rgueres, pizzas, cachorros quentes, mistos, pastA�is, empadas, croissant, coxinhas, enroladinhos, batatas fritas, sopas industrializadas, margarinas, manteigas, chocolates, salsichas, mortadelas, fiambres, presuntos.
      • Sucos industrializados, bebidas alcoA?licas e refrigerantes. Esses alimentos aumentam a retenA�A?o de lA�quidos (Martins & BenA�cio, 2011).
      • Evitar alimentos ricos em A?mega 6 ou A?cidos araquidA?nicos, pois nA?o possuem efeitos anti-inflamatA?rios, como: carne vermelha, gema de ovo, gordura do frango, do leite e queijos gordurosos como: prato, mussarela, coalho, parmesA?o, cream-cheese, ralados e requeijA�es. Optar por versA�es mais magras como: cottage ou minas frescal light (Martin et al., 2006).
      • Diminua a quantidade de sal e sA?dio, por conta daA�retenA�A?o de liquido. A�Logo o molho shoyo, molho inglA?s e temperos industrializados em geral devem ser descartados. Por exemplo: uma colher de sopa (15 ml) de molho shoyo tem em torno de 855 mg de sA?dio. E as recomendaA�A�es diA?rias do mesmo segundo a Sociedade Brasileira de HipertensA?o sA?o de 2000 mg/dia.
      • Por Cleydson Sobral (CRN6 10061)

        ReferA?ncias

        World Health Organization. Diet, nutrition and the prevention of chronic diseases. Geneva; 2003. (WHO Technical Report Series, 916).

        ZAMBOM,A�M.A.; SANTOS,A�G.T.;A�MODESTO,A�E.C. ImportA?ncia das gorduras poli-insaturadas da saA?de humana. Rev. Soc. BrA?s Zootec. 2004; 547:553-7.

        RODRIGUES, EM, BOOG MCF. ProblematizaA�A?o como estratA�gia de educaA�A?o nutricional com adolescentes obesos. Cad. SaA?de Publica 2006; 22(5): 923-931.

        SCHNEIDER, A. P. NutriA�A?o EstA�tica. Rio de janeiro. Atheneu, 2009.

        MARTINS, A. P. B., BENICIO, M.H.D.A. InfluA?ncia do consumo alimentar na gestaA�A?o sobre a retenA�A?o de peso pA?s-parto. Rev. SaA?de PA?blicaA�vol.45A�no. 5A�SA?o PauloA�Oct.A�2011A�EpubA�AugA�05, 2011

        SHAMIA�& E.A.M.A�MOREIRA. Licopeno como aA�A?o antioxidante. Rev. Nutr., Campinas, 17(2): 227-236, abr./jun., 2004. Revista de NutriA�A?o.

        MARTIN, C. A.;A�RUIZ, M. R.;A�ALMEIDA, V. V.;A�VISENTAINER, J. E. L.;A�MATSUSHITA, M;A�de SOUZA, N. E. A�;A�VISENTAINER, J. V.. A?cidos graxos poli-insaturados A?mega-3 e A?mega-6: importA?ncia e ocorrA?ncia em alimentos. Revista de NutriA�A?o, v. 19, p. 341-353, 2006.

        SGARBIERI, V. C.. Propriedades fisiolA?gicas funcionais das proteA�nas do soro de leite. Revista de NutriA�A?o, Campinas, v. 17, n.4, p. 397-409, 2004.

        PELLEGRINI, N. et al. Evaluation of antioxidant capacity of some fruit and vegetable foods: efficiency of extraction of a sequence of solvents. Journal of the Science of Food and Agriculture, v. 87, n. 1, p. 103-111, 2007.

        FISCHER, Karen;A�Dieta para uma Pele SaudA?vel; Editorial PresenA�a, 1.A? ediA�A?o; Lisboa, Maio de 2010.

        Dutra-de-Oliveira JE, Marchini JS: CiA?ncias nutricionais. SA?o Paulo, Sarvier, 1998.

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